Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

De baladeira e descaso

Em ampla reportagem com entrevista ao Dr. Cláudio Alexandre de Melo Onofre, Promotor de Justiça da comarca de São Paulo do Potengi, o jornal A Tribuna do Norte, mostra o descaso que está ocorrendo no CDP da região do Potengi, onde a segurança dos presos é feito por um único agente penitenciário armado (pasmem!), com uma "baladeira".

O descaso constatado através do fato inusitado foi registrado pelo juiz da comarca de São Paulo do Potengi, Peterson Fernandes Braga. Durante a segunda-feira passada, ele esteve na unidade prisional da cidade com objetivo de preencher um formulário a ser enviado ao CNJ. 

Quando chegou ao local, uma das perguntas buscava esclarecer qual o armamento disponível para a manutenção da segurança. "Lá só tem um agente penitenciário por plantão. Quando perguntei sobre as armas que ele dispunha, o agente respondeu que não tinha nada. 

Tudo o que havia no CDP era uma baladeira", disse o magistrado em entrevista à TRIBUNA DO NORTE durante a manhã de ontem.

Para a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape), a baladeira é o que existe disponível para garantir a defesa do agente e intimidar os detentos que superlotam as celas do local. O caso foi registrado no município localizado a cerca de 80 quilômetros de Natal e denunciado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relatório enviado durante esta semana pela comarca da cidade. 

O CDP de São Paulo conta hoje com 33 detentos, em um espaço previsto para menos da metade dessa quantidade. O prédio apresenta vulnerabilidades como a exposição das celas para a rua. "Ali só não foge quem não quer. O espaço da garagem é utilizado como solário. 

Com a deficiência de agentes, a qualquer momento pode acontecer uma fuga", afirmou o juiz Peterson Fernandes. Para a guarda dos presos, há quatro agentes penitenciários que se dividem em um homem por turno de 24 horas.


Leia a reportagem completa AQUI...

5 comentários:

Anônimo disse...

É como diz a Rosa: "Vamos ter paciência."

Anônimo disse...

Já presenciei varias vezes um agente por sinal da cidade se exibindo com uma pistola cal.40,ele é um agente ou....?quem n tem cão meu vei caça com gato,se n aguenta p que fez um concurso p agente se q fez.

Anônimo disse...

é o governo da rosêta... e aí senhor secretário é pra matar rolinha é...???

Anônimo disse...

O mais interessante é que esta reportagem saiu no site da GLOBO.COM,hoje dia 12/03/2012, só não ficou melhor porque não saiu o nome da cidade SÃO PAULO DO POTENGI, ficou aí a vergonha nacional, cidade do RN,

Anônimo disse...

Todos sabemos que esse agente estava armado, essa baladeira apareceu só para justificar muitos fatos. Agora o que nos indigna é nós potengienses estarmos caindo nessa, e promovermos esse assunto. Não quero aqui justificar e camuflar a situação em que se encontra a segurança em nosso país, basta assistirmos os noticiários de âmbito nacional, o bicho está pegando por todo território. O que lamento é que ao invés de defendermos nosso rinqão, estamos é denegrindo, denegrindo e denegrindo, ou será que a responsabilidade não é de todos nós? deixemos essa politicagem de lado e vamos limpar o nome de nossa São Paulo do Potengi. Lembremos do saudoso Cortez Pereira, "Se unidos somos fracos, divididos não seremos nada". Avante São Paulo do Potengi.