Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A revolução dos blogs no agreste Potiguar


Gustavo Santos

Quando se fala em mídia, o que vem a sua cabeça? Certamente, você deve pensar - em jornal impresso, revista, TV, rádio e internet. Entretanto, quais desses meios de comunicação mais tem evoluído? A comunicação vem explorando cada vez mais novos meios e canais. Ao longo dos anos, várias ferramentas foram se aprimorando e tornando-se excelentes veículos para publicação de conteúdo. São várias as ferramentas que possibilitam isso, mas especialmente uma delas tem alcançado grande espaço na mídia virtual nos últimos tempos: o blog.

O blog é uma página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica e admite comentários dos seus visitantes. Além do mais é uma ferramenta capaz de influenciar uma série de interesses, entres eles, econômicos, sociais e políticos.

Com ele você pode escrever textos, publicar fotos, filmes e colocar links para o que mais julgar interessante na rede. Na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro.

Quem diria que os blogs na região do Agreste Potiguar passariam a ser hoje um meio de informação tão utilizado pelos leitores digitais. Entretanto, anos atrás essa região ainda não havia desenvolvido esse hábito pela leitura dos blogs, muito menos a iniciativa de blogueiros locais, com o objetivo de manter o leitor bem informado e de divulgar a cultura da sua cidade.

Passados esses anos, os blogs entram de vez no gosto dos leitores do Agreste Potiguar. Eu aqui chamarei este fenômeno, como a “Revolução dos Blogs no Agreste Potiguar”.

Contemporaneamente podemos citar diversos blogs do Agreste Potiguar que possuem um perfil informativo e jornalístico. Muitos blogueiros se dedicam exclusivamente aos seus blogs. Algo que anos atrás era apenas um entretenimento na região, hoje também pode ser encarado como trabalho.

Bons blogs têm contribuído para esse processo de divulgação da informação. Entre eles, podemos citar:

Blog de Boa Saúde – Boa Saúde Brasil


Blog 100% Bom Jesus-RN


Blog Ielmo Marinho em FOCO


Blog Lagoa D’anta em Foco


Blog Prefeitura Municipal de Lagoa de Pedras


Blog O Monte Alegrense


Blog Nova Cruz-RN em Foco


Blog Passe e Fica RN


Blog Riachuelo em Ação


Blog Santa Maria em Foco


Blog Johan Adonis (São Paulo do Potengi)


Blog Atualidade SP (São Pedro)


Blog do Ozailton (Senador Elói de Souza)


Blog Oficial da cidade de Serra Caiada


Blog Serra Informa (Serrinha)


Blog VNT Online (Várzea)


Existem vários blogs que atuam de forma positiva para a democratização da informação na região e, como um leitor assíduo dos blogs espalhados pelas vias internéticas, deixo aqui a dica dos referidos blogs, para seu deleite. 

Entretanto, dos blogs citados, irei comentar três. Bom, o primeiro seria o blog do “Johan Adonis” da cidade de São Paulo do Potengi. Esse blog já é tradicional na cidade e região e tem muitos leitores assíduos. Já o blog, “Ielmo Marinho em FOCO” da cidade de Ielmo Marinho, município do Agreste Potiguar com o menor número de blogs da região. Porém, vale destacar, que mesmo sendo o caçula dos blogs na região, com menos de dois meses já é um dos mais acessados e comentados. É um blog que possui uma linguagem mais solta que possibilita uma interação melhor entre o internauta e o que o blog quer comunicar. Por fim, o outro blog que merece ser lembrado é o “VTN Online” da cidade de Várzea que vem sendo referência, pelo fato de cobrir toda região Agreste e pelo seulayout prático e objetivo que facilita a interação com os leitores.

Realmente o blog veio para ficar, e com toda certeza vai ganhar ainda mais espaço na mídia social. Criar um blog passou a ser símbolo da contemporaneidade. E quem ganha com a “Revolução dos Blogs no Agreste Potiguar”? Você, leitor.

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana. Parabéns Johan Adonis pela indicação. Realmente hoje dia os blogs tomaram conta da internet. Bem interessante toda essa relação. Não sabia que existia tantos blogs na região Agreste de qualidade. Só nessa lista foram 16, e com toda certeza devem ter muito mais. Esse blog do VNTOnline já conhecia. Ele fala de todas as cidades da região e inclusive fora da região. Já esse blog Ielmo Marinho em Foco, não conhecia, entrei para dar uma olhadinha e realmente é muito bem organizado. Só fiquei surpreso em saber que essa cidade praticamente não tem sites, nem blogs... Pois é isso... Parabéns a todos os blogs citados.

João Potengi disse...

Essa é a tendência. Os blogs não pagam. São gratuitos. Além de possibilitar essa aproximação, é como se eu estivesse conversando com Johan Adonis e seus leitores. Outra coisa que merece ser comentado, é que esses blogs tem surgido como uma alternativa de informação para a população dessas cidades. Já que as emissores de tv e jornais, só falam de Natal e esquecem das outras cidades.

O Paralelo disse...

realmente nos ultimos meses vários blogs surgiram para informar de forma simples e dinâmica os web leitores, infelismente prevejo que depois das eleições alguns deles desapareceram momentâneamente da blogosfera,
apesar de plataformas gratuitas a tendência é manter o parecimento crescente dos blogs.

Anônimo disse...

"A revolução dos blogs no agreste potiguar". Interessante a proposta. E ainda acho mais. Johan, você devia aproveitar essa ideia para fortalecer ainda mais seu blog. Derrepente um congresso, seminário, um encontro, com todos os blogueiros citados, para discutir questões pertinentes a vocês blogueiros e assuntos relacionados a melhoria na divulgação da notícia. "I encontro dos blogueiros da região agreste potiguar". E o ponta pé inicial deveria ser exatamente com os blogs citados.Já que são as referências do momento.

Bom, é apenas uma sugestão.

Zé leão disse...

E tome blog nessa região. Muito bom ver que minha cidade vem se destacando em algo. Parabéns Johan, estamos com você!

Anônimo disse...

PARABÉNS JOHAN ADONIS! E o blog vai dando conta do recado.

Fabricia Santos disse...

Meu amigo Johan.Parabéns pelo sucesso. Seu blog é
maravilhoso! Um Abraço.

assisdegonzaga 8 disse...

EM ALGUNS PAISES A INTERNET É RESTRITA OU ATÉ PROIBIDA,FAZENDO COM QUE O POVO NÃO POSSA DESFRUTAR DESSA EXTRAORDINARIA FERRAMENTA QUE É O BLOG, QUE CHEGA EM RINCÕES INIMAGINAVEIS DO PLANETA .

Anônimo disse...

Por isso que devemos aproveitar essa ferramenta e denunciar os abusos políticos.

Anônimo disse...

Valeu fela da gaita,parabéns pela indicação,isso é mais uma prova da BOA QUALIDADE DE SUAS PUBLICAÇÕES.
Quero aqui deixar o meu abraço e dizer que todos os dias,navego em seu BLOG,pois, o mesmo me deixa bastante informado,que vc continui assim com toda boa expressão,seu BLOG é o que há de melhor em informação da nossa região.
Atte.: Fábio Costa

Geisa Rocha disse...

Que surpresa boa, abrir o Blog de Johan e me deparar com um artigo interessante, enriquecido pelas palavras do amigo Gustavo Santos. Gustavo é um competentíssimo Educador e não menos espetacular na função de Jornalista e comunicador nato, que assim como eu, integra o quadro de funcionários de Ielmo Marinho.
Gustavo, tenho certeza de que os blogs Ielmo Marinho em Foco e o Blog do Johan Adonis serão parceiros na socialização das informações que o povo precisa! Parabéns para vocês!

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Precisamos usar o blog como um recurso para denunciar esses políticos, e também concordo em fazer um debate entre os blogueiros. São Paulo do Potengi poderia sediar. Seria bacana.

Gustavo Santos disse...

Minha querida amiga Geisa, sou muito grato pelas palavras carinhosas de incentivo, reflexão e principalmente pela sua amizade. É sempre um privilégio ter sua presença e disponibilidade em me ajudar. Serei sempre grato pela sua sapiência nos julgamentos e incentivos.

Que coincidência mais significativa, saber que você também é uma leitora do blog de Johan Adonis. É sempre bom encontrar grandes amigos em ambientes de fomento ao uso das tecnologias de comunicação e informação. Afinal de contas... É disso que o povo precisa, da socialização da informação, para se mobilizar e reivindicar seus direitos... E quem sabe, construir um país IDEAL (utópico) ao invés do REAL.

Potengi disse...

Ta aí um ponto importante a ser discutido. "Brasil ideal x Brasil real" Estava lendo um dia desses um artigo que falava sobre isso. Será que vamos um dia chegar no Brasil ideal?

Sim, já ia me esquecendo, parabéns ao blog.

assisdegonzaga 8 disse...

ESSE E O BRASIL REAL;SEGUNDO ALGUNS JORNAIS INGLÊSES,O BRASIL É SEXTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO SUPLANTANDO PAISES COMO ITÁLIA, REINO UNIDO E RUSSIA.
PORÉM COM FORTE CONCENTRAÇÃO DE RENDA PARA POUCOS PRIVILEGIADOS E AINDA COM MUITOS FOCOS DE CORRUPÇÃO,A QUALIDADE DE VIDA DE MILHÕES DE BRASILEIROS FICA BASTANTE COMPROMETIDA.
FALTAM BONS HOSPITAIS ,BOAS ESCOLAS ,TRANSPORTES PUBLICOS E ,ETC.
O PODER PUBLICO OU SEJA O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO, TANTO A NIVEL MUNICIPAL , ESTADUAL E FEDERAL,TERÃO QUE TRABALHAR MUITO E SÉRIAMENTE, VÁRIOS ANOS SEGUIDOS PARA TRANSFORMAR ESSA NOSSA NAÇÃO EM UM PAIS IDEAL.