Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

O RN e o jegue

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura do Rio Grande do Norte, José Simplício Holanda, a exportação dos jumentos para serem abatidos na China, resolveria um problema nas diversas regiões do RN, principalmente na região do Alto Oeste, onde a expansão econômica recente fez os moradores trocarem o uso histórico do jegue como meio de transporte para adotar as motocicletas.

“Naquela região os prefeitos lotam caminhões para levar os jumentos da sua cidade para os vizinhos. Já teve jumento que fez o mesmo percurso três vezes. O jegue hoje só serve para causar acidentes na estrada”, diz Holanda.

Vejam bem, é que os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância.  Os jegues são utilizados na China na indústria de alimentos. Isso mesmo, eles comem carne de burro.

A China abate 1,5 milhão de burros ao ano, produzidos no país, na Índia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos específicos e assistência técnica.

Pronto, agora o governo de Rosalba Ciarline deslancha!

7 comentários:

Anônimo disse...

rapaz que delicia de carne porque os nordestino, mesmo não come a carne do proprio burro.se come carne de prea,que e da mesma familia do rato.vcs verem como e as coisa do mundo no passado era o transporte de jesus, hoje não ser de nada.no meu tempoantonio saturno tinha um burro duda tambem tinha o seu.se tem algum que come vamos vender.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk iirrruuu, óia aííí macho!

Anônimo disse...

Só como informação para o anônimo acima:

Rato: família Muridae, Cricetidae, Heteromyidae, Diatomydae e Bathyergidae

Preá: família dos caviídeos.

Anônimo disse...

blog SPP-NOTICIAS E IMAGENS MUDOU AGORA E www.spp-noticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Valeu Prof Osias pela informação.Rato e Preás são de famílias diferentes.

Anônimo disse...

em são tomé nada esquetou ta tudo do mesmo jeito só resta dr estrela se prefeito de novo,kkkkpois baba ta muito nervoso em volta pra ser trabalhado asalariado do minino,agora o que vai se das faras...

Anônimo disse...

Pense que jumento agora vai subir de presso! vou começar a juntar jumento nessas estradas, virando empresario no ramo da jumentária!