Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

DEPUTADO MINEIRO FALA SOBRE ENSINO SUPERIOR NO POTENGÍ

(Nildo Galdino, Getúlio Marques, Fátima, João Cabral, Dep. Mineiro, Belchior e Hugo Manso)

Não é todo dia que se reúnem pessoas dispostas a discutir sobre o ensino superior em nosso Estado. Por isso mesmo, não foi um evento qualquer este que eu tive o prazer de participar hoje pela manhã em São Paulo do Potengi.
.
A Câmara Municipal da cidade, por iniciativa de meu amigo e vereador do PT, João Cabral, realizou nesta manhã uma bela e participativa Audiência Pública para discutir a implantação do CEFET ( eu ainda não me acostumei a chamar de IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte ) na Região do Potengi.
.
Cerca 300 pessoas ocuparam a manhã de hoje debatendo os passos de uma longa caminhada: a instalação de um polo de ensino profissional e superior que atenda às demandas dos 11 municípios da região.
.
Prefeitos, vereadores, secretários de educação, estudantes, dirigentes de diversos órgãos públicos e privados, representantes de igrejas e do Território da Cidadania, juntos com a Deputada Federal Fátima Bezerra, o Prof. Getúlio Marques, Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o Prof. Belchior Oliveira, Reitor do IFRN, o delegado do MDA/ RN, Hugo Manso e comigo passamos mais de três horas discutindo a situação educacional do Potengi.
.
Como resultado dessa Audiência, semente do futuro IFRN-Potengi, temos o compromisso assumido pelos representante do MEC e do IFRN em instalar na região um Polo da Escola Técnica Aberta do Brasil gerenciado pelo IFRN e a garantia de uma escola secundária profissionalizante, vinculada à Secretaria Estadual de Educação do RN.
.
Estes são os primeiros passos de uma longa caminhada. A interiorização da oferta dos ensinos superior e profissional, iniciada pelo Governo do Presidente Lula, faz parte das mudanças que atualmente ocorrem no Brasil, compondo um processo que chamo de micro revoluções invisíveis.
.
Quem conhece a história do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e de resto de todo o Brasil e do mundo, bem sabe que é impossível se desenvolver de forma contínua e sustentável com os índices e padrões educacionais que caracterizam a educação brasileira.
.
Historicamente, renda, posse da terra e acesso ao conhecimento retro-alimentaram os(as) poucos(as) que sempre detiveram poderes no Brasil e neste RN.
.
É com indisfarçáveis alegria e esperança que tenho o privilégio de viver momentos como o de hoje, participando de uma luta pela educação que vai muito além das legítimas e justas reivindicações corporativas. Ao tempo em que saudavamos e parabenizamos o Governo Lula pelos avanços na área educacional, nos somamos àqueles(as) que afirmam, em alto e bom, que queremos e merecemos mais, muito mais.

Fernando Mineiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens a todos pelo esforso e realização desta audiencia isto sim que são pessoas comprometidas e verdadeiros representantes dignos do nosso voto.