Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ESTÓRIA DE IMAGINÁRIOS REBANHOS

Era uma vez dois fazendeiros que se achavam donos de grandes, expressivos, comportados e ordeiros rebanhos.
.
Aí num ano de disputa por melhores espaços pra eles, em determinado latifúndio imaginado também por eles, pensaram o seguinte: esse ano, vou colocar o meu rebanho, que é o meu reduto, o meu bem precioso, num espaço, num cercado onde o fazendeiro adversário não colocar. Ou seja, a decisão de um, indicaria a posição contrária do outro.
.
Aí, o primeiro fazendeiro, sagaz, astucioso, maquiavélico, disse: o meu rebanho vai está nestas terras aqui!
.
Nisso, o outro precipitadamente já anunciou que estaria colocando o seu bem mais precioso no outro cercado.
.
Quando ele já estava organizando o seu rebanho, todas as cabeças de gado se adaptando ao novo pasto(apesar de ser totalmente sem identidade pra o seu dono e pra eles próprios), o fazendeiro adversário, viu que o seu principal oponente poderia se dá bem. Aí pensou: e se eu misturar o gado? levarei vantagem porque os fornecedores de insumos, os senhores de engenhos, os industriais, terão mais respeito por mim, porque sou o administrador da fazenda que tem hoje mais recursos financeiros e políticos e maior número de cabeças.
.
Pois bem crianças, levou o seu rebanho pra o mesmo cercado do fazendeiro adversário. Confusão total! por não estarem acostumadas a comungar do mesmo tratamento de seus supostos donos, começaram a se estranhar, não se adaptar, a num entenderem nada. inclusive, alguns se rebelando e mugindo de revolta.
.
Bem car@s leitores, claro que qualquer relação com fatos políticos, é mera coincidência, e em nenhum momento este texto tenta denegrir e desfazer a capacidade de raciocínio e de independência de ninguém.
.
Texto: Osório Boff.
.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

gostei da tentativa !!!!!

Anônimo disse...

e vc doido pra voltar a mamar nos peitinhos do rebanho ,n é mesmo?

Anônimo disse...

to com vc Azevedo, continue com essa postura e vamos a vitoria!!!

Anônimo disse...

Será que dá certo esse tipo de parábolas dá certo??????