Páginas

domingo, 20 de março de 2011

EUA ATACA LÍBIA



Em terras brasileiras, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou uma “operação militar limitada” na Líbia, sem tropas em terra. Obama efendeu de forma enfática a busca de soluções diplomáticas para os conflitos na Líbia.
“Hoje eu autorizei as forças armadas dos Estados Unidos a começarem uma ação militar limitada na Líbia em apoio ao esforço internacional para proteger civis líbios. Esta ação agora começou. Neste esforço, os EUA estão agindo com uma ampla coalizão que está comprometida com a resolução do Conselho de Segurança da ONU. Este não é um resultado que os Estados Unidos ou nenhum dos seus parceiros procuraram. Até ontem, a comunidade internacional ofereceu a Muammar Kadhafi a chance de aceitar um cessar-fogo imediato. Apesar das palavras vazias do seu governo, ele ignorou essa oportunidade. Seus ataues a seu próprio povo continuou, suas tropas estão em movimento e o perigo para o povo da Líbia cresceu”, disse Obama.
Ataque
Forças de cinco países começaram neste sábado a bombardear tropas fiéis ao ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, dois dias após as potências terem recebido sinal verde da ONU para a operação militar.
Em pronunciamento em áudio na TV estatal, o ditador Kadhafi prometeu reagir militarmente à agressão ocidental.
Fonte: G1

Nenhum comentário: