Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Audiência sobre abastecimento d´água no Potengi

Público na audiência
Ontem a tarde foi realizada na Assembléia Legislativa do RN, uma audiência pública para tratar do problema de abastecimento d'água no Potengi.

A audiência foi solicitada pelo Território da Cidadania Potengi e presidida pelo deputado estadual Fernando Mineiro.

Um a caravana com 150 pessoas partiu dos municípios do Potengi, onde estiveram presentes além de usuários d'água do Território, o prefeito de São Tomé Babá, vice prefeito Miguel, vereadores Tereza Cristina e Émerson.

Também presentes prefeito de Elói de Souza Kerginaldo, prefeito de São Paulo do Potengi Azevedo, vice prefeito Zé Luiz e o vereador João Cabral, Dário Alves, além de outras autoridades de outros municípios.

Na audiência estiveram presentes representando a Caern o seu diretor Ricardo Cézar, Alexandre Magno representando a Funasa.

 A Semarh, secretaria de recursos hídricos do estado na pessoa de seu secretário Gilberto Jales, foi convidado, mas nem apareceu nem mandou representante.

A situação é preocupante, segundo o diretor da Caern Ricardo Cézar, pois a Lagoa do Bonfim está no seu limite prudencial, e chegará num limite que não vai mais poder bombear água para a adutora.

A possível solução só virá a médio prazo (no mínimo 06 meses), pois foram furados 12 poços ao redor da lagoa e está sendo construído um sistema adutor que será integrado a adutora Monsenhor Expedito, e dessa forma solucionar o problema da falta do precioso líquido na casa dos usuários.

Segundo o mesmo o atual sistema adutor tem uma carência de 650 m³ d'água por hora. 

Como encaminhamentos foi proposto pelo vereador João Cabral e deputado Mineiro, a formação de uma comissão que constantemente vai ficar dialogando com o governo e vigilante no processo a implementação da nova adutora, formado por: Babá, Mineiro, Cicera, Johan e Erivaldo Dias. 

Eu sai muito preocupado da audiência e lembrando aquela famosa música:  Lata d'água na cabeça, la vai Maria, lá vai Maria...


                                              (Babá, Ricardo Cézar, Mineiro e Alexandre Magno)


       (Vereador João Cabral)

Um comentário:

Anônimo disse...

Me digam uma coisa,não tem como fazer uma parada nos lavajatos não ?
Aquilo sim é um dispérdicio de água,menino do ceú tem dois ou mais lavajatos em cada cidade,sei que eles pagam mas isso é um negocio que poderia ser evitado vcs não acham ?
Pensem bem pra que ta lavando carros, motos num periodo de seca tão grande como esse ? Isso sim vai fazer muita falta,vamos nos unir e fazermos uma campanha de consciêntização nas cidades,pelo menos enquanto essa seca esta nos maltratando,depois quando chover se Deus quizer e os reservatórios se suprirem,então os amigos do lavajato voltam as suas atividades normais,analizem comigo esse gasto desordenado de água que poderia ser evitado a causa é nobre e a seca,não tem nada de boazinha conosco...REFLITAM