Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

TERRITÓRIOS ALTO OESTE E POTENGÍ DISCUTEM AÇÕES INTEGRADAS

O Território da Cidadania Alto Oeste, no Rio Grande do Norte realiza, nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), reunião para apresentar a matriz de ações 2009 e a metodologia de execução do Programa Territórios da Cidadania.
.
Um representante de um dos 22 ministérios que integram o Programa apresentará ao Colegiado Territorial e às autoridades convidadas informações sobre o funcionamento do Territórios da Cidadania, seus objetivos e sua importância para o desenvolvimento rural sustentável.
.
O encontro será realizado no município de Pau dos Ferros, a 392 quilômetros de Natal.
.
Nos dias 16 e 17 de abril, será a vez do Território da Cidadania Potengi realizar sua oficina para mostrar como as ações integradas de 22 ministérios serão desenvolvidas dentro do plano de desenvolvimento territorial, o encontro acontecerá na cidade de São Paulo do Potengí, distante 65 km de Natal.
.
A reunião contará com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria da Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir).
.
A oficina do Seridó, outro novo território implantado no Rio Grande do Norte em 2009, foi realizada em março, durante o lançamento nacional dos novos Territórios da Cidadania.
.
Territórios da Cidadania
.
Em 2009, o Programa Territórios da Cidadania foi ampliado de 60 para 120 Territórios, com investimentos previstos da ordem de R$ 23,5 bilhões. As ações integradas serão desenvolvidas por 22 ministérios do Governo Federal, em parceria com estados, municípios e a sociedade civil.
.
Representantes dos três poderes e da sociedade integram o Colegiado Territorial, responsável por definir prioridades e contribuir para enriquecer o conjunto de ações programadas pelo Governo Federal para o Território.
.
A partir deste ano, os governos estaduais também poderão apresentar aos Colegiados Territoriais ações que planejam desenvolver nos territórios.
.
Este ano, no Rio Grande do Norte, serão destinados R$ 924,2 milhões para o desenvolvimento de ações integradas de apoio a atividades produtivas; de cidadania e acesso a direitos; e de qualificação da infraestrutura nos seis Territórios da Cidadania do estado.
.
O Programa, que em 2008 beneficiou as regiões de Açu-Mossoró, Mato Grande e Sertão do Apodi (Chapada do Apodi), este ano também atenderá os Territórios da Cidadania Alto Oeste, Potengi e Seridó.
.
Fonte: Portal do MDA
.

Nenhum comentário: