Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

DE BARREIRA À BARREIRA

(Adonis Neto, meu filho)










O velho Potengí amado, não poderá mostrar nesses dias atuais as suas areias brancas como disse em seu lindo poema o poeta Saotomeense Pedro Pereira de Araújo.

O velho e mais importante rio deste Estado de Poti, amanheceu bufando, roncando, de barreira à barreira.

É muito bonito o espetáculo das águas no belo rio. A barragem campo grande está com uma sangria espetacular, magnífica, esplêndida.

No remanso, nos galões, nos redemoinhos d'água, dar pra pra relembrar os tempos de infância e de fartura que as águas deste rio significava.

Eu acompanhei desde cedo a "cheia" com sua sinuosidade e cheiro peculiar de água e terra misturados, coisa que só uma bela cheia do Potengí proporciona á quem é Potenginse. É um cheiro único, só de quem foi criado nas ribeiras deste oasis sazonal comendo batata produzida no seu leito.

Nas cheias do rio Potengí se ver de tudo! Crianças jogando pedras na enchente, degustadores (digo isso porque cachaceiro é dono de alambique) de cachaça tomando um gole com curimatã pescada à mão e assada na hora, e sempre um amedrontado e pessimista dizendo que o açude do pinga tá estoura não estoura.

Mais é muito bom e divertido a invernada se desmachando nesse líquido tão precioso ribeira abaixo.

Acima fotos pra os meus meia dúzia de leitores que estão distante desta querênça adorada, e pra os outros meia dúzia de mais perto matarem a saudade da terrinha singular.

4 comentários:

Anônimo disse...

Faço parte da meia dúzia de leitores (conforme suas palavras) que se acham distante da querida SP do Potengi... Lindas imagens que antecipam um ano promissor para os quase sempre tão sofridos ribeirinhos potengienses. Obrigada pelo privilégio de desfrutar dessa beleza e parabéns pelo lindo filhote.

Elson Costa disse...

Obrigado por nos dar a alegria, de mesmo distantes, vermos com os olhos marejados o nosso Potengi tão belo.

Anônimo disse...

Belas imagens essas da sangria da barragem, e mais ainda com a passarela ai em meio ao espetaculo!

Mas ainda tem gente, num sei como,
que tava torcendo pra essa danada
descer rio abaixo, só pq foi Naldinho quem construiu, Pode isso?

Eduardo Maia disse...

Adonis,procurando alguma coisa de são paulo(minha cidade)vi hoje as fotos da enchente, alias muito boas, parabéns, fazia muito tempo que não via essa imagem, a ultima vez que vi foi em na decada de 70