Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

APÓS 34 DIAS, ACABA GREVE DE PROFESSORES

Com uma votação bastante dividida, a ponto de deixar dúvidas sobre o real posicionamento dos professores na assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), foi decretada fim da greve na rede estadual de ensino, iniciada no dia dois de março.

O governo estadual não beneficiou nem os aposentados nem os funcionários. Os alunos podem voltar às aulas a partir desta terça.

Ficou valendo a proposta da governadora Wilma de Faria de antecipar as promoções horizontais e verticais, porém não aceitando o pedido de incorporação das gratificações e a reposição da inflação dos últimos três anos, calculada em 17%.

Também não foi formada a comissão sugerida pelo Sinte o plano de cargos, carreiras e salários. Trocando em miúdos, 3.331 professores terïo promoção horizontal, com acréscimos salariais variando de 5% a 25%. Serão bebeficiados com a promoção vertical os professores do quadro suplementar que fizeram licenciatura.

Estes terão 40% de reajuste. A diretora do Sinte, Fátima Cardoso, disse ter ficado difícil manter a continuidade do movimento grevista depois que alguns professores anteciparam a volta ao trabalho.

Nesta segunda, em um universo de 119 escolas da rede estadual (número de escolas públicas em Natal), apenas 15 estavam totalmente paradas e 39 parcialmente paradas.

O restante funcionava normalmente.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: