Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

BANCÁRIOS VOLTAM


Depois de 21 dias de greve, os bancários do Rio Grande do Norte voltam ao trabalho nesta terça-feira (18), segundo decisão tomada em assembleia-geral realizada nesta segunda (17). Apesar dos discursos criticando os banqueiros, a categoria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9%, valorização do piso salarial e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A greve foi encerrada nos bancos privados, Caixa Econômica e Banco do Brasil, mas permanece no Banco do Nordeste.

No BNB, a categoria considerou a proposta da presidência "ridícula" e muito mais abaixo das expectativas do que foi oferecido aos outros bancos oficiais. Em Mossoró, o presidente do Sindicato dos Bancários, José de Anchieta Medeiros, disse que a categoria acatava a proposta, porque a orientação do comando de greve "era de que não havia mais como avançar com a paralisação". Medeiros disse que a categoria "arriava e guardava as bandeiras de luta", para usar no ano que vem, que por se tratar de um ano eleitoral, pode ser mais propício à luta sindical.

O diretor do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, Juvêncio Hemetério, confirmou que os bancários voltam ao trabalho, com as agências abrindo as suas portas para o público externo a partir das 9 horas, em virtude do horário de verão.

A proposta varia de banco a banco, mas em resumo prevê reajuste de 9% sobre os salários e de 12% sobre o piso da categoria, válido a partir de 1º de setembro. O valor do piso sobe de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários também vão receber 2,2 salários por ano, a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Pelo acordo, a categoria obteve aumento real de 1,5%. O piso da categoria teve crescimento real de 4,3%. Os bancários irão repor os dias parados até 15 de dezembro, sem a necessidade de desconto dos dias de grev
e.

Fonte: Blog do Andson Ferreira

Nenhum comentário: