Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

RN GANHA MAIS 2 MINIFÁBRICAS DE CASTANHA DE CAJU


A governadora Wilma de Faria participa na tarde desta quarta-feira (3) da inauguração de duas minifábricas de castanha de caju no Rio Grande do Norte, nos municípios de Pureza e Severiano Melo.
.
Os investimentos são da ordem de R$ 511,5 mil da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Governo do Estado. A contrapartida das instituições associadas é de R$ 2,9 mil. As parceiras da instituição nos convênios são as associações dos Produtores Agrícolas de Bebida Velha (Apabv) e dos Produtores de Castanha de Santo Antônio (Assanto), respectivamente.
.
Em Pureza, serão atendidos 104 trabalhadores diretamente e 420 de forma indireta. Na cidade de Severiano Melo, esses números atingem 30 e 420, respectivamente.
.
Segundo o superintendente da Fundação Banco do Brasil nas comunidades, Otaviano Amantéa Campos, o projeto de minifábrica de castanha de caju no Rio Grande do Norte prevê a construção de dez unidades, no total, das quais cinco já estão em funcionamento. A oitava, no município de Açu, já está em construção.
.
O superintendente acredita que o projeto colabora com a fixação do agricultor no seu local de origem, aumentando a renda familiar. Os agricultores fecharam um convênio com o grupo indiano Olam Brasil, que vende amêndoas e castanha in natura para 52 países.
.
O acordo prevê o fornecimento de mil kg de amêndoas por mês ao grupo, por cada minifábrica, o que representa um terço da capacidade de produção de cada unidade, que é de 3 mil kg.
.
O grupo Olam Brasil se comprometeu, ainda, a comprar o excedente da produção das castanhas in natura das associações a preço de mercado. A parceria também resultará em um ganho de transferência de tecnologia de processamento de castanhas.


Fonte: DN Online

Nenhum comentário: