Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

LULA E A AGRICULTURA FAMILIAR NO RN

(Presidente LULA)

Na tarde desta sexta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido pela governadora Wilma de Faria numa visita a um dos projetos de sustentabilidade rural mais bem sucedidos do país.

Criado há quatro anos com o apoio do Governo do Estado na Região do Mato Grande, o Pólo da Tilápia em viveiros beneficia hoje 1.750 famílias em 18 assentamentos gerando renda e oportunidades de trabalho. Às 12h10, o presidente vai ao assentamento/modelo Canudos, em Ceará-Mirim, onde os agricultores já não utilizam mais o cartão do Programa Bolsa-Família, devido à independência financeira adquirida através do projeto.

A chegada de Lula à Base Oeste, em Parnamirim, está prevista para as 11h40. Além da visita, está marcado para às 13h o lançamento de uma nova linha de microcrédito para as famílias assentadas. Mensalmente, cerca de 13 toneladas de tilápias são pescadas nos 120 viveiros espalhados pela região, tudo comercializado por empresas incubadas da UFRN.

O Assentamento hoje já conta com Centro de Treinamento para capacitação dos trabalhadores, um depósito para estoque e embalagem dos produtos e já existe um convênio firmado com uma ONG canadense para beneficiamento do couro da tilápia, para produção artesanal.

Nesses assentamentos outras culturas também se destacam como a plantação de 15 hectares de mamão, 7,5 hectares de banana, 3 mil de sorgo e 50 mil mudas de pinhão manso.

Em 2008, organizados em forma de cooperativa, os assentados firmaram convênio também com a Petrobrás para aquisição de sementes de girassol para fabricação do biodiesel.

O projeto conta com apoio técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), doação de mudas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) como acácia, nim e eucalipto, para futuramente se formar um cinturão verde no local e a participação de outros parceiros, entre eles Banco do Brasil, UFRN, Cefet, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra e Petrobras.

Serviço:
11h40 – Desembarque do presidente Lula à Base Oeste, em Parnamirim
12h10 – Visita ao assentamento/modelo Canudos, em Ceará-Mirim
13h – Solenidade de lançamento da nova linha de microcrédito para os assentados

- Estarão presentes à convite, representando o território do Potengí, o articulador territorial Johan Adonis e o radialista Silvério Alves.


.

Nenhum comentário: