Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS ENTRAM EM VIGOR

Desde quinta-feira entrou em vigor no Brasil a nova forma de se escrever algumas palavras, mas calma, fica válido inclusive pra concurso a velha forma de escrita até 2012.

O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS

ACENTO AGUDO - não será usado em: ditongos abertos ‘‘ei’’ e ‘‘oi’’ de paroxítonas, como ‘‘idéia’’ e ‘‘jibóia’’; paroxítonas com ‘‘i’’ e ‘‘u’’ tônicos precedidos de ditongo, como ‘‘feiúra’’ e ‘‘baiúca’’; nas formas verbais com ‘‘u’’ tônico, precedido de ‘‘g’’ ou ‘‘q’’ e seguido de ‘‘e’’ ou ‘‘i’’, como em ‘‘averigúe’’ e ‘‘argúem’’;

ACENTO CIRCUNFLEXO - não será usado em: terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer (crêem), dar (dêem), ler (lêem), ver (vêem) e seus derivados; palavras terminadas em hiato ‘‘oo’’, como ‘‘enjôo’’ e ‘‘vôo’’.

ACENTO DIFERENCIAL - deixará de existir. Palavras como ‘‘para’’ e ‘‘pára’’, ‘‘polo’’ e ‘‘pólo’’, ‘‘pelo’’, ‘‘pélo’’ e ‘‘pêlo’’ terão apenas uma grafia, sem acento.

ALFABETO - passa a incorporar as letras w, k e y.GRAFIA - no português lusitano, desaparem as consoanttes ‘‘c’’ e ‘‘p’’ mudas, como em ‘‘acção’’ e ‘‘óptimo’’.HÍFEN - não será usado quando: o segundo elemento começa com ‘‘s’’ ou ‘‘r’’, devendo as consoantes ser duplicadas (‘‘antissemita’’ e ‘‘contrarregra’’), com exceção aos prefixos que terminam em ‘‘r’’; o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente (‘‘infraestrutura’’ e ‘‘autoestrada’’).

TREMA - deixará de existir.

- Tudo em nome dos "analfabetos" ? ou para facilitar a vida dos estrageiros?".

.

Nenhum comentário: