Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

JUSTIÇA CASSA MANDATO DE PREFEITO

O juiz Waldir Lobo Maia, da 20ª zona eleitoral, cassou o mandato do prefeito Geraldo Gomes (DEM) e da vice-prefeita Milena Galvão (PP), de Currais Novos. A decisão foi divulgada na manhã de hoje.

Diante da acusação de compra de votos, o tribunal decidiu pelo imediato afastamento de Geraldo e Milena da prefeitura e por novas eleições. Quem passa a assumir o cargo de prefeito é o presidente da câmara municipal, vereador João Neto (DEM).

A sentença proferida na manhã desta quarta dizia respeito a uma investigação judicial impetrada pela coligação Avança Currais Novos, que apoiou a candidatura de José Lins (PSB) a prefeito do município.

Em sua sentença, o juiz Waldir entendeu que houve "captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico" por parte da coligação que apoiou as candidaturas de Geraldo Gomes e Milena Galvão durante a última campanha eleitoral.

Na deliberação, além do afastamento deles, o juiz determina o pagamento de multa, prevista por lei, no valor de 25 mil Ufirs. A Justiça determina ainda que novas eleições devem ser realizadas em Currais Novos.

A data do pleito deve ser determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Enquanto não ocorrem novas votações, o vereador João Neto assume a prefeitura. Como a decisão foi em primeira instância, ainda cabe recurso em segunda e terceira instância.

Fonte: DN Online Seridó.

Nenhum comentário: