Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

METEOROLOGISTA GARANTE INVERNO NO SERIDÓ

Meteorologista diz que agricultor pode começar a plantar no Seridó.

O meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Emparn, deu notícias animadoras a respeito da reunião ocorrida em Fortaleza com meteorologistas de outros estados no começo da semana passada. "Foi descartado inicialmente a condição de seca para este ano. Então, já é uma boa notícia para o sertanejo.

O pessoal vai poder plantar e vai poder colher com uma certa tranquilidade", disse o meteorologista. No aprofundamento das discussões foram encontradas algumas dificuldades para se ter uma avaliação mais precisa de como será o inverno, porque o Oceano Atlântico, ainda não apresenta um padrão definido. "Mas, a princípio, com a condição de águas mais frias no Oceano Pacífico evidenciando o fenômeno La Niña de fraco a moderado nos próximos meses, nós teríamos uma condição favorável para chover na região semi-árida do Nordeste.

O agricultor já pode ir preparando a terra porque estamos esperando as chuvas para a segunda quinzena de fevereiro, chuvas da estação chuvosa.

Agora o agricultor deve ter cautela e não plantar em áreas que eventualmente possam ser alagadas, como aconteceu no passado, em virtude da falta de informações a respeito do comportamento do Oceano Atlântico, das quais necessitamos ainda até o final de janeiro", narrou.

Segundo as previsões, o acumulado de chuva, na região polarizada por Caicó, na quadra chuvosa de fevereiro a maio, deve ficar entre 700 a 800 mililítros."Isso é uma boa precipitação.

- Boa notícia pra todos nós do RN.

.Fonte: DN Online

Nenhum comentário: