Páginas

domingo, 27 de julho de 2008

AGRICULTURA FAMILIAR: AS MÃOS QUE ALIMENTAM A NAÇÃO

Dos 142,42 milhões de toneladas da safra atual de grãos anunciados esta semana, pela Conab, a agricultura familiar é responsável pela produção de 30% da soja, 40% do milho, 80% do feijão e cerca de 25% do arroz.

Isso quer dizer que, de todos os grãos cultivados no Brasil, mais de um terço do total são colhidos por este grupo de trabalhadores.

Para o diretor de Logística e Gestão Empresarial da estatal, Sílvio Porto, a agricultura familiar tem se mostrado cada vez mais estratégica, principalmente nesse momento, em que o país precisa produzir mais alimentos para combater a alta dos preços no mercado e a insegurança alimentar. “No caso da Conab, os produtos comercializados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta), têm-se mostrado fundamentais para dar sustentação ao trabalhador rural e também para atender às comunidades pobres”, explica.


Outro destaque da agricultura familiar é o seu papel na preservação da agrodiversidade, na manutenção das famílias na atividade agrícola e na democratização dos meios de produção. “Além disso, o segmento também possibilita novas oportunidades de sustento, reduzindo o êxodo rural”, complementa Porto.

- Ísso é uma resposta pra quem acha que o trabalhador rural não trabalha e vive de assistencialismo.

Fonte: Tribuna do Norte online

Nenhum comentário: