Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2008

I ENCONTRO ESTADUAL UNEGRO - RN

Está acontecendo neste dia 09 de maio de 2008 no Hotel Monza em Natal, o 1° Encontro Estadual da UNEGRO - RN(União de Negros pela Igualdade), Com o objetivo de fazer um balandço e a perspectiva do movimento negro no Brasil e RN, vendo também a questão da territorialidade negra.
Dentro da programação do evento, também foi lançado pelo MDA um sêlo, uma extensão do programa crédito fundiário que chama-se: Programa "Terra Negra Brasil" que é dá a oportunidade das comunidades negras do Brasil (quilombolas) conseguirem comprar por este programa terra própria.

No Brasil, há milhares de agricultores e agricultoras negros e negras que sonham em construir o seu futuro no meio rural, mas a falta de oportunidades tem provocado a migração da juventude para as cidades.

Essa juventude do meio rural, cada vez mais, deixa o campo em busca de oportunidades nos centros urbanos onde encontra profundos limites de adaptação e concorrência no mercado de trabalho. E quem abordou este tema mostrando ter muito conhecimento do assunto foi o Dr° em antropologia Marcos Rodrigues, vindo do norte de Santa Catarina exclusivamente para dar uma palestra.
Além do Dr° Marcos Rodrigues, estão presentes também palestrantes como Geraldo Barbosa, Mestre em antropologia, e Secretário de Estado Canindé de frança representando a Gov. Wima de Faria, e representantes de vários segmentos dos movimentos negros e das classes excluídas como: Ciganos, indígenas, ribeirinhos, etc.
O slogan do evento é propício para uma reflexão: "HAVERÁ UM DIA EM QUE O RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO SERÁ APENAS UMA SOMBRA"

Nenhum comentário: