Páginas

terça-feira, 11 de março de 2008

METEOROLOGISTAS AGUARDAM CHUVAS PARA ESTA SEMANA



Enquanto as previsões divulgadas no último dia 21 de fevereiro, por meteorologistas de todo o Nordeste reunidos no Rio Grande do Norte, apontam para um inverno com precipitações "normais e acima da média histórica", o homem do campo aguarda o próximo dia 19 de março, data em que a Igreja Católica reverencia São José, o santo padroeiro dos agricultores.


De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bristot, nesse final de semana ocorreram boas chuvas na região Oeste do Estado, enquanto na região Central as precipitações acontecem de forma isolada. "Estamos aguardando para esta semana, uma melhora no quadro das chuvas em todo o Estado", afirma. Gilmar Bristot tinha afirmando anteriormente que "o comportamento dos oceanos Atlântico e Pacífico e a presença do fenômeno La Niña vai favorecer um período de chuvas acima da média".


Segundo o Boletim Pluviométrico divulgado diariamente pela Emparn, nesse final de semana das 7 horas da última sexta-feira (07), até às 7 horas de hoje, foram registradas chuvas em 47 municípios potiguares, sendo que as maiores precipitações ocorreram nas cidades de Areia Branca (60,5 mm), Luís Gomes (57 mm) e José da Penha (53 mm) na Mesorregião Oeste Potiguar; São Bento do Norte (40 mm) e Timbaúba dos Batistas (24,3 mm), na Mesorregião Central Potiguar; Tangará (23 mm) e Barcelona (20 mm) na Mesorregião Agreste Potiguar e São Miguel do Gostoso (33,2 mm) e Canguaretama (26,3) na Mesorregião Leste Potiguar. Natal registrou apenas 0,2 mm.


E enquanto o homem do campo aguarda a efetivação do período chuvoso, o Governo do Estado realiza a distribuição das sementes dentro do Programa de Sementes e Mudas. De acordo com o coordenador do programa, Antônio Carlos, a distribuição começou pela região Oeste, nos municípios de Pau dos Ferros, Umarizal e Mossoró, e até essa semana, a distribuição deve acontecer no Vale do Açú.


No Seridó, as cidades-pólo Caicó e Currais Novos também distribuíram as sementes de milho, sorgo e feijão.


Os municípios de São José de Mipibú, São Paulo do Potengi, Santa Cruz e João Câmara devem receber as sementes nos próximos dias. A distribuição das 260 toneladas deve atingir todos os 167 municípios do RN. Do total de 260 toneladas, 80 são de sementes de algodão.


- Vamos esperar!

Nenhum comentário: