Páginas

terça-feira, 4 de março de 2008

GARIBALDI ARTICULA ALIANÇA COM C. EDUARDO E COM O PT

O senador Garibaldi Filho trabalha para estabelecer uma aliança entre o PMDB, o Partido dos Trabalhadores (PT) e prefeito Carlos Eduardo (PSB).

A confirmação disso foi feita pelo próprio presidente do Congresso, ontem, quando ele participava de um almoço com o clube Rotary Petrópolis. “No primeiro turno nós estamos tentando ampliar - ou tentando construir - uma aliança que reúna o PMDB, o PT e o prefeito Carlos Eduardo. É uma tentativa que eu estou fazendo. Não sei se terei sucesso”, disse.

O senador ressaltou dois aspectos desse trabalho eleitoral para este ano: primeiro que, agora, só o primeiro turno das eleições deve ser discutido. E que, segundo ele “não poderia cogitar mais a presença do DEM nessa aliança porque o senador José Agripino já descartou”. “Já se excluiu com toda legitimidade porque ele não cogita aliança com nenhum partido da base aliada do governo Lula”, observou. Garibaldi Filho explicou que nessa tentativa de estabelecer uma aliança, não há ainda qualquer definição acerca de quem indicará o candidato a prefeito ou a vice. “Em toda aliança, o primeiro ponto é se conversar com certo desprendimento. Existem candidaturas praticamente lançadas. O PT tem duas. Nós só temos uma.

Se conversarmos com desprendimento podemos deixar isso de lado”, explicou.Garibaldi acrescentou que essa tentativa de união com o PT da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro está sendo feita com o conhecimento do presidente do PMDB no Estado, deputado Henrique Eduardo Alves. “Estou conversando, quero dizer, com a delegação e aprovação do presidente do partido”, informou.

O presidente do Congresso também comentou a entrevista que o senador José Agripino concedeu à TRIBUNA DO NORTE (edição de domingo passado), na qual ele indica que o melhor caminho para Garibaldi pode ser a disputa pelo governo.O senador do PMDB avaliou que tanto ele quanto José Agripino foram bem sucedidos quando ocuparam o governo do Estado, ambos duas vezes. “Quanto à possibilidade de ser governador de novo, eu não tenho essa pretensão. Eu não vou pedir à nossa coligação apoio para ser candidato a governador; mas sim a senador. Como o senador José Agripino também vai fazer. Mas isso é um problema de 2010. Nós estamos tratando agora de 2008”, disse. E acrescentou: “Ainda sobre 2010, eu queria dizer que nós temos duas vagas.

Então, se fosse só uma vaga estaria declarada uma disputa entre eu e o senador José Agripino. Mas são duas vagas. Nós temos chance de ocupar as duas vagas. A outra concorrente, eu tenho de reconhecer, tem possibilidades, é a governadora. Mas está realmente cedo”.


Garibaldi reconhece que não há condições políticas para uma aliança com o DEM no 1º turno.

Nenhum comentário: