Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMEÇA HOJE II EPOEL

Começa hoje às 19:00 hs. o II EPOEL - (Encontro Potengiense de Estudantes de Licenciaturas).

Eis a programação:

08 de maio de 2009 (Sexta-feira)
19 h: Palestra de abertura: Tema: “Escola, Diversidades e Democracia: perspectivas para a Educação Inclusiva”.

Palestrante:
Marta Pernambuco
Possui mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação, área de concentração Didática pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua em vários cursos de licenciaura presenciais e a distância e na Pós Graduação de Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dialogicidade, Paulo Freire, formação de professores, educação científica e abordagem problematizadora.

09 de maio de 2009 (Sábado)

8:30 h – 11:30 h: Cine Discussão

João Tadeu Weck

Graduado em Ciências Sociais (área de concentração: Antropologia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto da cadeira de Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolveu trabalhos na área de audiovisual (Antropologia, Pedagogia e Comunicação). Pesquisador com atuação nas seguintes áreas: Recepção Televisiva, Elaboração de materiais didáticos (em suportes como computador, televisão e rádio) e Tecnologia Educacional.

11:30 h – 14 h: Almoço

14 h – 17:30 h: Mini-cursos

Minicurso 1: Gênero e educação: uma proposta inclusiva.

Proponente: José Gllauco Smith

Propomos nesse minicurso a discussão sobre a temática das relações de gênero na escola partindo de uma perspectiva sóciocultural. Temos como objetivo central possibilitar a problematização sobre o modo como esta discussão pode ser contemplada no espaço da sala de aula, no intuito de contribuir para um trabalho pedagógico capaz de criar significativas situações de ensino-aprendizagem em relação ao assunto proposto. Visamos, com isso, propiciar um melhor entendimento das relações entre os gêneros no âmbito escolar de modo a combater as situações conflituosas que surgem a partir de posturas insensíveis às diversidades presentes na sociedade.
Palavras-chave: Gênero; escola; educação.

Minicurso 2: Diversidade étnico-racial em variados espaços de ensino-aprendizagem.

Proponentes: Stéphanie Campos P. Moreira; Augusto Guru Maux

Esse minicurso objetiva discutir alguns aspectos da diversidade étnico-racial em espaços de ensino-aprendizagem que podem ser tomados tanto como a instituição Escola quanto espaços vários como programas sociais, grupos de estudos ou qualquer conformação que envolva transmissão de conhecimento sistemático. Nos apoiaremos sobre a Política Nacional de Igualdade Racial e seus reflexos legais no contexto no contexto educacional, tanto em termos da obrigatoriedade do debate na rede pública quanto nas possibilidades de efetivação da política na prática (material didático, espaços de capacitação, vias de comunicação formais, etc).
Palavras-chave: educação multicultural; diversidade étnico-racil; política.
Minicurso 3:

Educação fora da escola também existe: Projovem - uma experiência de Programa Social

Proponente: Janaína Henrique

Palavras-chave: Projovem, Educação Inclusiva, Juventude.

10 de maio de 2009 (Domingo)

9 h: Plenária Final

Aprovação das proposições e elaboração inicial do documento a ser encaminhado à Dired e à Secretaria Municipal de Educação.

Inscrições:

Natal: Secretaria do curso de Ciências Sociais, CCHLA, UFRN pela manhã.

São Paulo do Potengi: Secretaria Municipal de Educação.

Informações: 9409-0825

Local: Sesc Ler - São Paulo do Potengi
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Potiguar é eleita Miss Brasil

Radiante, a potiguar Larissa Costa, eleita a mulher mais bonita do Brasil, vem cumprindo uma agenda repleta de entrevistas e compromissos relaciodos ao Miss Brasil, desde que conquistou a coroa no último sábado. Depois de três horas de cerimônia, os jurados deram à pedagoga Larissa Costa o direito de representar o Brasil no concurso de Miss Universo, em 23 de agosto, nas Bahamas.

Melhor para o Rio Grande do Norte que conquista espaço na mídia nacional com uma garota propaganda linda e simpática. Estamos na torcida!!!