Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

OBAMA CONVIDA LULA PARA CONVERSA

Obama elogia avanços do Brasil e convida Lula para conversa.

O novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o convidou para uma reunião de trabalho em Washington em março, quando o brasileiro irá a Nova York para participar de um seminário internacional sobre biocombustíveis.

Lula também convidou Obama para vir ao Brasil e sugeriu um encontro em abril. Mas o presidente americano disse que terá compromissos e se dispôs a conhecer o país no verão americano, entre julho e setembro deste ano. Esta foi a primeira conversa entre os dois chefes de Estado desde a posse de Obama, há uma semana.

Na pauta do encontro, segundo o governo brasileiro, estão as relações dos Estados Unidos com a América Latina, políticas voltadas para a África e a necessidade de se fortalecer o G20.

Obama disse, em telefonema que durou cerca de 25 minutos, que tem apreço pelas relações entre os dois países e quer trabalhar em conjunto pela paz e pela estabilidade na América Latina e ampliar as relações econômicas bilaterais. Cerca de 15% das exportações brasileiras são para os EUA, maior parceiro comercial do país.

Sobre a crise econômica mundial, para a qual o brasileiro tem constantemente cobrado medidas do novo colega, o americano disse que é necessário fortalecer o comércio e afirmou ser favorável à conclusão da Rodada Doha pela liberalização do comércio -na qual a posição americana pró-subsídios tem sido um entrave.

- E o embargo econômico contra Cuba, um dos pedidos que certamente Lula fará, será que ele atenderá?

- Duvido!

.Fonte: Folha online

Um comentário:

Unknown disse...

Noticia boa em hora oportuna Johan e no momento me sinto previlegiado diante do foro social mundial que esta acontesendo aqui em Belem do Para onde as discursoes acontesse envolvendo a crise mundial, e liberacao de dh. p/ as montadoras ,bancos etc. o qual nao chega as camadas sociais que tanto necessitam e tao rapidamente foram disponiveis p/ a atual crise e tantos outros assuntos, o que vi de muito positivo foi o acolhimento do povo do Belem e essa integracao dos povos latinos com os outros povos dos diversos paises em prol de uma so bandiera que e a Paz...