Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

PIB CRESCE 9% NO 1° TRIMESTRE

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2009, a maior alta da série histórica nesse tipo de comparação.
.
A indústria cresceu 14,6%, seguida pelo setor de serviços, com 5,9% e a agropecuária, 5,1%. A formação bruta de capital (investimentos em máquinas e equipamentos) aumentou 26%, a construção civil aumentou 14,9% e importações de bens e serviços, 39.5%.
.
Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no país - até março foi de 2,7%, o mais alto para o período desde 2004.
.
A industria foi o setor que apresentou o maior avanço, com alta de 4.2%. O setor agropecuário teve expansão de 2,7% e o de serviços, de 1,9%.
.
Os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são das Contas Nacionais Trimestrais.
Fonte: Agência Estado

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses dados são motivo de comemoração, mas tambem de muita atenção por parte da equipe economica. Pois numa economia como a Brasileira ainda não é suportavel tamanho crescimento, pois o país nao está preparado, fiscal e monetariamente para esse crescimento. É necessario a equipe do COPOM se atentar e colocar em ação um dos instrumentos de politia monetaria para conter a expansão do crédito e frear um pouco o consumo. Porque o ideal é o crescimento economico de forma sustentada, ficando proximo do produto potencial, e nesse caso já estamos além, ou seja, poderá haver um descontrole e levar a inflação para fora do controle, e na pior das hipoteses acontecer como ainda acontece na Grecia - uma crise brava - e paises europeus. Portanto, a comemoração é positiva, porém acendendo o sinal amerelo.