Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Secretaria de Agricultura realiza monitoramento na Barragem Campo Grande


Barragem Campo Grande. Foto: Silenildo Lopes/SEMAPE

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEMAPE, através de sua Coordenação de Pesca e Recursos Hídricos continua realizando o monitoramento do nível de água da Barragem Campo Grande. O trabalho é importante porque visualiza também as atividades que estão sendo desenvolvidas no açude e aponta a necessidade de ações e alternativas de convivência com o semiárido.

A barragem possui capacidade total de armazenamento de 34 milhões de metros cúbicos. Dados de 3 de setembro deste ano, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, apontam que o reservatório encontra-se atualmente com 19,88% de seu volume máximo.

DIMINUIÇÃO DA VAZÃO DA COMPORTA
No mês de fevereiro, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com acompanhamento da SEMAPE, diminuíram a vazão da comporta, ação que é normal quando os reservatórios atingem níveis extremos por causa de seca prolongada.

Atividades produtivas às margens da Barragem Campo Grande. Foto: Silenildo Lopes

VISITA AOS PRODUTORES USUÁRIOS DO RIO POTENGI
Mediante a preocupação com as consequências que poderiam ocorrer no desenvolvimento de atividades agropecuárias por causa da baixa perenidade do Rio Potengi, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, composta por técnicos em agropecuária, biólogo e geógrafo, realiza visitas in loco e ouve as famílias. Dependendo da situação e da atividade produtiva, a Secretaria têm disponibilizado a retroescavadeira para fazer a escavação das populares cacimbas no leito do rio.

Com essas ações, espera-se chegar ao próximo período chuvoso garantindo condições mínimas de produção, tanto para os pescadores que dependem da barragem, quanto para os agricultores familiares que necessitam da água liberada através da comporta.

Nenhum comentário: