Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OS BLOGS DO POTENGI E SEU DESTAQUE EM 2011


Por: Dário Alves(*)

Um dos grandes destaques em 2011 nos veículos de comunicação em nosso querido Potengi ficou por conta dos meios digitais.  Os blogs demonstraram sua força atrelada a democratização da internet e as facilidades no acesso aos equipamentos de informática.  É verdade que ainda estamos muito aquém quando comparados com aqueles municípios que tornaram públicos o acesso a imponente internet. 
 
Esse “boom” que as mídias e as redes sociais têm proporcionado é reflexo das mudanças culturais, seja pela necessidade da rápida informação, como também de novos instrumentos de coesão e autodefesa dos interesse coletivos, que também não deixa de ser viciado pelo Poder Capitalista.  Mas, a principal característica está na informação instantânea sem barreiras ou distâncias. 

O Governo Dilma sem dúvida nenhuma tem fomentado, crescente e sistematicamente a integração das classes sociais de menor poder aquisitivo à rede mundial.  Seja pela disponibilização de internet cada vez mais rápida e barata, seja pela oferta de equipamentos e tecnologia de acesso público.   Num Brasil cada vez mais tecnológico, a preocupação recheada de muita razão é romper as barreiras para a inclusão digital de massa.

Mas, retornando ao Potengi amado, trago à tona a ausência sentida de um importante meio de comunicação: o rádio.  Sendo uma das poucas cidades do Território sem o benefício daquelas comunitárias, apesar nossos avanços, São Paulo do Potengi ainda demonstra fragilidades na democratização desse tipo de comunicação, cujo alcance ainda é diferenciado.

A Rádio Potengi, tem seu grande mérito em disponibilizar a informação àqueles que não fazem de suas atualizações diárias, a internet.  Sua indisponibilidade temporária foi suficiente para se compreender dos impactos causados, até por que não se pode esquecer da cultura de nossa gente em está com o rádio ligado onde quer que esteja. Trata-se de informação acessível e gratuita.

A ausência da AM 1210 deixou uma lacuna e condicionou parte de nossa população a buscar outros meios para se atualizar, principalmente aqueles em trânsito ou distantes.  Se os blogs já tinham ingressado no rol dos novos gostos pelas informações, foram turbinados por novos acessos, seja por usuários convencionais, sejam pelos multiplicadores da informação.

Independente dos moldes de cada um, o ano de 2011 marcou o ingresso do Território Potengi na blogosfera, aproveitando-se das lacunas e do crescente acesso as ferramentas digitais.  Com bastante mérito e pioneirismo, o Blog do Johan Adonis acreditou nessa ferramenta sendo um propulsor e meio que tutor no processo de multiplicação. 

Enfim, hoje os blogs de cada município tem papel fundamental na formação de opinião de seus fieis leitores.  Ao tempo que merece nossos aplausos, esses desbravadores das informações jamais poderão deixar de estreitar suas relações com a fidelidade e imparcialidade dessas informações, sob risco de cair na descrença. 

(*) Dário Alves é Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) no RN.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Dario, voce e uma pessoa altentica.

Anônimo disse...

parabens dario!! acredito que se voce foce blogueiro nós teriamosum meio de comunicação decmocratico.voce não iria ver apenas partidos mas todas as ações em nosso municipio.princimpalmente do PT domandato do ver. joao cabral e outros seguidores rumo ao crescimento de são paulo do potengi.
vejo que ha varias materias que não são publicadas nestes meios de comunidacação .

Gabinete Estadual da Ordem DeMolay | RN disse...

(Herisson Bezerra - @herissondm)
Parabéns ao amigo Dário que vem desempenhando um ótmo trabalho e que soube expressar sua opinião em boas palavras.

Nosso objetivo é tornar a informação de qualidade da internet acessível a todos para que possam aalisar melhor os fatos sobre diversos assuntos.


http://gabinetern.com

Geisa Rocha disse...

Johan, respeitosamente, gostaria de aproveitar seu espaço neste momento, para externar minha indignação perante a um "suposto" radicalismo político da parte dos blogs de nossa cidade. Que aliás,faço uso da palavra "suposto" pois ficaria muito feliz, se me fosse provado o contrário. De vez em quando,dentre os blogs que acesso, e o seu, está entre eles, vejo que são priorizados muitos fatos interessantes, muitos temas importantes chegam ao nosso conhecimento através do seu blog, mas, voltando atrás um pouco, com o radicalismo político a que me referi no início, há também muita coisa interessante e importante para o conhecimento de todos os cidadãos, que são deixadas de lado, e que vc, principalmente, por ser um dos blogueiros de nossa cidade de mais acessos em suas postagens, poderia publicar e simplesmente, ignora. Me refiro hoje, dentre outros fatos importantes que já deixaram de ser publicados, a um acontecimento de grande expressividade, que foi a celebração dos 50 anos de união matrimonial de D. nini Souto e Dr Gileno. Não por ter sido esta Senhora, uma Ex Prefeita e ele, o 1º odontólogo de nossa cidade, mas pelos relevantes serviços prestados ao município por este casal cidadão, e que beneficiam até hoje e vem contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade, como no caso do Banco do Brasil, do Hospital regional e Colégio São José, dentre outros serviços. Seria muito merecida uma matéria falando deste casal de Senhores de nossa cidade e da sua contribuição para o bem comum de nosso município.
Durante o ano que passou, muitas notícias foram merecidamente destacadas ( Carnaval da nossa região, São João, saúde de nosso Ex presidente, futebol e política local, estadual e nacional).No entanto, foi realizada esta cerimônia no último dia 29 de Dezembro de 2011,e ficou esquecida e\ou, ignorada pelos blogs.
Agradeço pelo espaço, perdoe-me pela quantidade de linhas escritas, mas gostaria que fossem postadas.
Receba como uma crítica construtiva.
Grande abraço.
Geisa Rocha.

Blog do Johan Adonis disse...

Caríssima Geisa, obrigado por ser minha leitora, pela participação e contribuição no processo de construção desse canto de página alternativo que uso para contribuir de alguma forma com o acesso a democracia, a justiça e a cidadania de tod@s. Obrigado.
No entanto, quanto à adjetivação de “radical” a que me foi imputada, aceito, (isso é uma questão de conceito) mas não nesse caso a que voce menciona sobre nossa querida guerreira, incansável e lutadora D. Nini e seu esposo Dr. Gileno. Na verdade, eu iria fazer a cobertura do evento e publicar sim, só que este blogueiro véi e meia dúzia de leitores, tem como prioridade no momento, as minhas atividades profissionais, que neste finazinho de ano teve uma dinâmica intensa.
Portanto, essa prioridade que dou ao meu trabalho, me tira a oportunidade de postar ou construir matérias que “agradem”ou não “satisfaçam” a A ou B.
Quanto a sugestão da matéria sobre este honroso casal, é muito interessante e pertinente.

Abraço Cidadão.

Johan Adonis.

Geisa Rocha disse...

Tudo em paz e explicado. Obrigada pela atenção.Abraços!