Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Grito Pela Água realizado em Santa Cruz com grande participação popular




O FOCAMPO – Fórum do Campo Potiguar realizou o “Grito pela Água da Região Trairi”, nesta terça-feira dia 19/03/2013, dia de São José, com centenas de agricultores e agricultoras familiares e lideranças sindicais dos municípios de Jaçanã,Campo Redondo,Santa Cruz,São José do Campestre,Tangará Serra Caiada,Japi, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas,Coronel Ezequiel, São Bento e Passa e Fica.

Estavam presentes também dirigentes da FETRAF-RN, - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN e da FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN.

A concentração foi na Vila de Todos de onde partiram com faixas e bandeiras gritando palavras de ordem em relação à questão da seca que atinge a região do Trairi, focando também a problemática da Adutora Monsenhor Expedito, a qual se o governo não realizar um projeto de ampliação em todos os aspectos, poderá entrar em colapso em pouco tempo.


A caminhada saiu em direção ao centro da cidade seguida por um carro de som tocando a música “planeta água” durante o percurso. Após a caminhada, os agricultores(as) se concentraram em frente à Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, onde aconteceram várias falas, tanto de agricultores(as) familiares, quanto das lideranças sindicais, tudo no sentido e no foco da questão da seca e da Adutora Monsenhor Expedito, chamando a atenção das autoridades da região e do Estado do RN, para que tomem uma providência urgente no sentido de amenizar os efeitos da seca na região.


Houve uma parada em frente ao Banco do Nordeste do Brasil, onde as lideranças sindicais fizeram falas direcionadas à gerência do Banco no sentido de o Banco acelerar a análise das propostas e projetos de créditos rurais emergenciais dos agricultores e agricultoras familiares, os quais se encontram represados dentro da agência há vários meses.


A Comissão Organizadora do “Grito pela Água da Região do Trairi”, avalia como positiva a manifestação e, agradece a participação de todos e todas que de uma forma ou de outra ajudaram e colaboraram para o acontecimento desse evento tão importante para a região, agradece também às mídias sociais e à Rádio Comunitária Santa Rita, que compareceram para fazer a cobertura do evento.

Por: José Mota da Silva Júnior, Sindicalista de Jaçanã e membro da Comissão Organizadora do “Grito pela Água da Região Trairi”.

Nenhum comentário: