Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

REPERCUSSÃO DO ENCONTRO DE BLOGUEIROS

Foi muito boa a repercussão na imprensa sobre o encontro de blogueiros realizado aqui em São Paulo do Potengí no último sábado (26), transcrevo na íntegra uma das muitas matérias escritas na mídia.  Aqui, o post do colega Wallace Moura, do Diário do Sol, de São José de Mipibú/RN.

O Sucesso do Encontro de Blogueiros e Jornalistas em São Paulo do Potengi

Jornalistas e Blogueiros de todo o Rio Grande do Norte foram convidados a participar do I Encontro de Blogueiros de São Paulo do Potengi, ocorrido em 26 de novembro de 2011 na Camara dos Vereadores daquela cidade, das 17h às 20h, com os seguintes palestrantes : os jornalistas Anna Ruth Dantas e Wodem Madruga (ambos da Tribuna do Norte) e o advogado Dr. Antonio Carlos. As palestras foram seguidas de rodadas de perguntas, promovendo assim uma maior interatividade com os ouvintes.
A primeira palestra foi ministrada por Anna Ruth Dantas, que defendeu com rigor alguns pontos a respeito dos blogs em geral:

- Personalidade: Os blogueiros não podem simplesmente copiar e colar artigos de outros sites ou blogs. Alguns chegam a nem mesmo informar a fonte, caracterizando-se assim plágio. O sugerido é pegar parte do texto, publicar os devidos créditos, mas desenvolver um texto próprio a respeito do assunto abordado.

- Responsabilidade: Não se pode apagar o que foi publicado. E lembre-se, publicou, assine embaixo e assuma as devidas responsabilidades, tanto na esfera social, moral e jurídica.

- Multimídia: É interessante utilizarmos recursos extras, como video cast. Além de dar vida ao blog, certos assuntos não são bem transmitidos apenas por texto.

- Agilidade: Temos que nos esforçar para sermos os primeiros a publicar um assunto. Podemos não ter excusividade, mas a agilidade demonstra eficiência. O ideal são as publicações em tempo real, o que não é mais tão difícil, com a possibilidade de conexões móveis a baixo custo.

- Redes Sociais: É importante manter uma integração com as redes sociais para atrair leitores. Porém estes perfis devem ser utilizados exclusivamente de forma profissional. Nada de posts pessoais no perfil do blog.

Na rodada de perguntas, os ouvintes questionaram sobre o anonimato dos comentários dos leitores nos blogs, e foram orientados a utilizar a moderação, não barrando o anonimato em si, já que os leitores podem criar perfis falsos facilmente, mas barrando mensagem que não sejam éticas ou adequadas ao conteúdo publicado.
A segunda palestra foi ministrada pelo jornalista Wodem Madruga. Este se apresentou como “filho de São Paulo Potengi” e afirmou ser um jornalista da mídia antiga (impressa), deixando claro que não é um blogueiro. O Sr. Wodem disse que alguns sites são verdadeiras loucuras, e publicam artigos que deveriam ser indispensavelmente processados. Ele disse: “temos um problema sério: há muitos blogs de pessoas completamente despreparadas, que quando muito leem matérias de outros sites e impressos e simplesmente publicam seus comentários”.

Segundo ele, falta CREDIBILIDADE. Disse ainda: “os blogueiros deviam se limitar a escrever sobre aquilo que dominam e tenham conhecimento. Ou se prepararem para tal.” O jornalista elogiou a iniciativa do encontro, repetindo no início e no fim de sua palestra que “reuniões como esta são importantíssmas, e devem acontecer com frequencia. A sociedade precisa discutir os problemas e soluções permanentemente.”

Na rodada de perguntas, foi questionado sobre até quando ele acredita que a mídia impressa irá existir. Ao que respondeu com convicção: “Sempre! Ela nunca deixará de existir. Uma coisa é ler em um Tablet, outra coisa é ler um livro impresso. É uma questão de parzer. É como tomar uma cachacinha. A mídia digital e impressa sempre andarão juntas.” Ele também afirmou que não existe monopólio de notícias. 

Um jornal pode ter tendências, defender seus interesses, mas ele não detém a informação. É preciso respeitar o perfil de cada jornalismo. Neste momento um dos ouvintes frisou algo importante: “Os blogs informam aquilo que as grandes mídias tentam esconder”, se referindo aos jornais com compromissos políticos.
Por fim, o jornalista Wodem Madruga ressaltou: “É importante que se valoriza as notícias regionais e locais, com credibilidade”.

A última palestra foi ministrada pelo Advogado Dr. Antônio Carlos, que apresentou o tema “Liberdade de Expressão e suas Responsabilidades Jurídicas”. Ele se identificou como um “blogueiro indireto”, por dar suporte jurídico ao blog de sua esposa (Riachuelo em Ação), ao qual chamou de “blog polêmico”, citando alguns problemas jurídicos que tem enfrentado.

Dr. Antônio fez uma comparação histórica com os cristãos que eram censurados e perseguidos por Roma. Lembrou que mais tarde Roma se tornou cristã, e então a Igreja Católica passou a ser a repressora, qualificando como hereges quaisquer pessoas que discordassem de sua religião cristã. Citou também a repressão na época da ditadura no Brasil, e finalizou sua introdução dizendo que a liberdade de expressão é uma conquista que o homem alcançou ao longo de muitos anos de história.

O advogado citou artigos que garantem a liberdade de expressão nos documentos da constituição brasileira, nos direitos do homem e cidadão, e nos documentos internacionais de direitos humanos. Mas lembrou também que a liberdade vem acompanhada de responsabilidades, onde “É inviolável a intimidade e honra de todo cidadão”, sendo tal violação passível de processo penal. 

Portanto “Existem limites sobre a liberdade de expressão”. Exemplificando, disse: “Podemos criticar a administração de um prefeito, sem criticar a pessoa física do mesmo. Devemos lembrar que ele tem esposa, filhos e é um ser humano.” Dr. Antônio explicou com clareza o que são: Calúnia, Difamação, e Injúria.

Não foi esquecido o tema política, explicando as limitações de venda de publicidade de campanhas eleitorais nos blogs, e lembrando que até que o STJ julgar o que é visto como uma “possível discriminação”, apenas blogs associados a jornais impressos podem vender espaço de publicidade política. Esclareceu que um pré-candidato pode sim dar entrevistas em sites e televisão. O que ele não pode fazer é pedir voto.
Durante o cofee break os participantes puderam se conhecer, trocar idéias, contatos, e mesmo encontrar pessoalmente pessoas que só se conheciam via internet. Um dos ouvintes fez uma comparação que cabe bem neste artigo: “blogueiros são rádio comunitárias escritas”. Durante o evento um data show projetou os sites e blogs de diversos participantes que confirmaram presença. Ao final, Salomão Medeiros fez um breve relato sobre a ABIME no Rio Grande do Norte, apresentando também os vice presidentes Wallace Maxuell e Wallace Moura.

Todos os participantes preencheram uma lista de presença, e cada um receberá a lista de emails para que possam assim continuar o processo de contato e troca de informações e idéias. Foi certamente um grande evento que deverá ter em breve novas edições. Assim faço votos e agradeço ao convite dos organizadores.

Durante a visita à cidade, o fotógrafo Wallace Medeiros de Moura registrou diversas imagens da cidade, que podem ser vistas em : http://www.flickr.com/photos/parnanet/sets/721576281842633
Por: Diário do Sol.

9 comentários:

Adriana Nascimento disse...

MAIS UMA VEZ PARABÉNS COLEGA É ISSO AÍ COM CERTEZA JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

Adriana Nascimento disse...

PARABENIZAR A TODOS OS BLOGUEIROS DA REGIÃO POTENGI. MUITO BOM MESMO NOSSO ENCONTRO, ESTAMOS AI QUANDO PRECISAR
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Anônimo disse...

JONH VOCE FALOU MUITO DESSE ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ESQUECEU DAS COISAS DE DEUS, QUE FOI O POTENGI FE, AGORA TAMBEM NAO ADIANTA MAIS FALAR, POIS O SEU CONCORRENTE JA FALOU,INFELISMENTE DESSA VEZ VOCE PIZOU NA BOLA; UM ABRAÇO AMIGO.

Anônimo disse...

CADE AS NOTICIAS DO POTENGI FE JOANH.

Anônimo disse...

Caro Johan, venho aqui deixar os leitores desse blog a pá do que vem ocorrendo na adm de São Tomé, essa semana a energia de todos os prédios Públicos do municipio foram cortados (falta de Pagamento). Isso é uma administração que os senhores Johan Adonis e Silverio Alves tanto elogiam!!!

LAMPIÃO disse...

UN TAL DE @POTENGI DEVE ESTÁ PREOCULPADO COM A ELEIÇÃO DO NAO QUE VEM,ACHO QUE ELE JA EPRDEU TANTAS ELEIÇOES QUE NAO QUER PERDER DE NOVO MAS,NÃO SE PREOCULPE AMIGO,TENHA CALMA DEIXE A VIDA PROSEGUI,VIVER SO RECLAMANDO NAO RESOLVE NADA POEQUE AS VEZES NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS,CRITICAR,CHAMAR OS OUTROS DE BABOES EU JA CHAMEI E HOJE,TO AQUI SENDO CHAMADOP DE BABÃO E AI!PRA MIM TANTO FAZ PORQUE UM DIA TENHO QUER SAIR,NADA É INFINITO SÓ DEUS É INFINITO.

FAÇA UMA REFLEXÃO NESSA LEITURA:

NÃO CHORE O LEITE DERRAMADO
Todo mundo quer ganhar sempre para satisfazer a própria vontade ou vaidade. Alcançar o resultado necessário na prova temida, passar no vestibular, conquistar “aquela” paquera, perpetuar o namoro dos sonhos, convencer os pais sobre “aquela” viagem... enfim, desejos não faltam...

Mas, nem todos dependem exclusivamente de nós. Uma relação amorosa, por exemplo, envolve outra pessoa. Não há como compensar o “não querer” do outro. No máximo, podemos fazer a nossa parte, contribuindo para a parceria dar certo.

Mesmo quando o empenho pessoal é o fator mais importante para uma conquista (amorosa ou não), ele pode não definir os resultados. O vestibular é emblemático. Estudar é fundamental, responde em grande parte pelo sucesso da empreitada, mas o estudante pode ser ”traído” pelo seu estado emocional ou por um acontecimento que ocorra à sua revelia na véspera ou a caminho da prova.
É preciso considerar que existe um momento "certo" para que coisas tão desejadas aconteçam. Quem determina? Os deuses, nossa maturidade e prontidão, a sorte, o destino, enfim cada um atribui ao que lhe parece mais verdadeiro.
Portanto, não dá para escapar de algumas (sempre achamos que são muitas!) frustrações no correr da vida. Elas sempre nos parecem grandes demais e desnecessárias quando ocorrem. Às vezes, julgamos que tais perdas são irreparáveis e vão representar um destino “menor” para nós, fazendo-nos menos importantes diante dos nossos sonhos ou dos nossos amigos e familiares. Quem já não experimentou isto?

UNIDADE disse...

Quanto ao POTENGI FÉ achoei muito bonito mas,colocar dordas para separar o povo foi demais,como pode haver separação dentro da igreja?somos iguais,ricos ou pobres somos iguas.Pra mim normal pois o que vale é ser da SOCIEDADE,e os outros que não tinhan dinheiro para comprar a CAMISETA?sera´que nao eram cristãos?é bom pensar niso para o proximo ANO,para que cordas?isso é atraso numa SOCIEDADE que prega a irmandade.
PARABENS A APRIGIO PELO BOM SOM QUE ELE TEM,AS BANDAS ERAM BOAS E A FESTA FOI MUITO BONITA.
SÓ ACHO QUE NÃO PRECISA DE CORAS PARA SEPARAR NINGUEM.

PARA REFLETIR:

Não pode haver divisão entre os cristãos em uma mesma base de unidade, que é a cidade. Igualmente, também não pode haver divisão no mesmo fundamento da fé cristã, que é Cristo.

Todos os cristãos de uma mesma cidade, se quiserem ser o corpo de Cristo, precisam ser um no fundamento e na base. Ou seja, preservar a unidade em Cristo e na cidade. (I Co. 1:10 e Ef. 4:1-6).

VNT Online disse...

ESTE SITE ESTÁ NO TOP 10 DE NOVEMBRO
VEJA NO VNT: http://www.vntonline.com.br/2011/11/o-vnt-divulga-o-top-10-dos-sites-e.html

VNT Online disse...

ESTE SITE ESTÁ NO TOP 10 DE NOVEMBRO
VEJA NO VNT: http://www.vntonline.com.br/2011/11/o-vnt-divulga-o-top-10-dos-sites-e.html