Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

HUGO MANSO É CANDIDATO A SENADOR


Transcrevo na íntegra, uma entrevista feita pelo Blog Notícias do Sertão do amigo e vice prefeito de Campo Grande Caramurú Paiva ao Candidato a senador pelo PT do RN Delegado Federal do MDA e professor licenciado do IF RN, Hugo Manso Júnior, que deverá entregar o cargo de delegado nesta semana para concorrer à segunda vaga de Senador na coligação que o PT participará em 2010. Numa entrevista reveladora, o ex vereador de Natal opinou sobre o cenário político estadual e se disse disposto a disputar novamente o Senado, repetindo 2002 quando obteve mais de 200.000 votos. O dirigente petista ainda relembrou momentos da militância política e a Caravana da Cidadania quando acompanhou Lula na passagem pelo Rio Grande do Norte. Vale a pena ler:
.
Notícias do Sertão: Inez Helena tem um bilhete seu de mais de 20 anos onde você pergunta sobre o início do PT em Campo Grande. Que lembranças ainda guarda da Campo Grande dos anos 80 ?
.
Hugo Manso: Logo após ter concluido meu curso de Engenharia Mecânica em Natal, já militante do PT, fui trabalhar na insdustria de beneficiamento de Sal em Mossoró. Estavamos em 1985, pós campanha das diretas já. Em Mossoró conheci fiz amizade com o bancário Djalma Oliveira com quem já tinha contatos da epoca do movimento estudantil. Através dele conheci a tambem bancaria do BB Inez Helena.
Fiz minha primeira viagem para "Augusto Severo" no carro dela, um Voyage cinza, quando a estrada de Caraubas - Campo Grande estava sendo asfaltada.Este bilhete deve ser de 85 ou 86 quando fui candidato a deputado estadual pelo PT, fazando campanha em Upanema e em "Augusto Severo", com apoio de Inez, Socorro Oliveira (duas importantes militantes da Igreja catolica, da "turma do Padre Pedro"...)
Neste periodo Campo Grande era denominada "Augusto Severo" e tinha no trabalho do Padre Pedro uma referencia para nós jovens militantes petistas. Lembro bem da etrada de barro ligando a Upanema que somente agora deverá ser asfaltada, pelo Governo Federal (BR 110).
Não tenho de memoria os números finais da campanha de 1986, mas seguramente fui votado por filhos e filhas de Campo Grande. Em 1988 lançamos Inez Helena candidata a prefeita. Fizemos uma bela campanha para Lula em 89 e novamente fui candadato a deputado estadual em 1990. Nesta oportunidade tive o prazer de conatar com a militancia de Ronaldo Valença me levando as comunidades. Lembro bem de cabeça de boi...
Esta foi uma grande campanha do PT no RN com Salomão Gurgel como candidato a governador. Elegemos Junior Souto como deputado estadual e ficamos eu e Crispiniano Neto na suplência.
.
NS: Ainda de passado. Na Caravana da Cidadania que Lula fez pelo Brasil você o acompanhou no roteiro potiguar. Isto foi antes da eleição dele para Presidente. Qual a conversa mais marcante nesta viagem ?
.
HM: Estavamos em Abril de 1994, após o Fora Collor, Lula favorito para a disputa presidencial...A Caravana da Cidadania era uma viagem de 10 a 15 dias que Lula fazia de onibus. Nossa etapa começou em PE, passou pela PB echegou ao RN pela BR 101. Fomos receber a caavana em canguaretama, na divisa com a PB. O pessoal do PT da PB saiu do onibus e entramos nós do RN. Lá estavam Lula, Marisa, Vicentinho e outros. Ficamos três dias passando pelo Agreste, Currais Novos, Mossoró, Vale do Açu, Macau, João Camara e encerrando em Natal.
Um grande momento: Saimos de Açu já anoitecendo, com destino a Macau aonde teriamos comicio. Em Ipanguassu barricada na estrada para falar com Lula. Ele desce, reclama da coordenação local. No Alto do Rodrigues nova barricada. Tome "bronca" dele. Pô Manso, voces organizam estas barricadas e depois dizem que não sab em de nada. Vá lá fora e diga que não vou descer. (Colocou o chapeu no rosto e ficou cochilando...)
Ora, o pessoal não aceitava a idéia de o onibus passar sem uma paradinha... depois de muita negociação voltei ao onibus e tive que "acordar" o homem. Ai ele desceu chateado, e eu preocupado. Ora, a chateação foi até a porta do Onibus. Na rua abraços, fotos e sorrisos. Uma simpatia. Quando voltamos ao onibus ele olhou para mim e perguntou : aonde é a proxima parada.
.
NS: Vamos de Governo Lula. De repente, depois de um mandato como vereador em Natal, você foi convidado para representar o MDA no RN. Dá prá fazer um balanço do Governo Lula para o povo potiguar ?
.
HM
: Uma grande vitória. Um verdadeiro sucesso. Ações estruturantes na economia, na cultura, na educação, na agricultura familiar e principalmente nas relações democraticas do país.
O MDA constituiu-se como um Ministério de muita ação, somos ofertantes de politicas poblicas. O luz para todos é fantastico. A expansão da rede federal de escolas tecnicas (antigos cefets, hoje institutos federais) é extraordinário. Não podemos permitir um retorno as politicas neoliberais de privatizações e descaso com as coisas do povo que tivemos no passado.
Gostaria de convidar seus leitores para conhecer o Instituto Federal de Ipanguassu, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal (cruzamento da Av Cap. Mor Gouveia com Jaguarari - proximo ao Machadão), a unidade de processamento de pescado em Caraubas (na saída para Governador) e o Territorio Digital com Cine Mais Cultura na comunidade do Bom Jesus ai em Campo Grande e as obras da UFERSA em Angicos para dar uma idéia desta ações. Tem ainda a ponte Forte - Redinha em Natal e a duplicação da BR 101 ligando Natal a PB e o reconhecimento de comunidades quilombolas, como Jatobá em Patu e os assentamentos como o Ronaldo Valença ai em Campo Grande. E as casas do "Minha casa minha vida" e a energia do Luz para Todos. Muita coisa...
.
NS: Há uns 10 anos você surpreendeu a todos quando tirou mais de 200.000 votos para Senador. Agora levantam seu nome como uma candidatura do PT para o Senado. Você topará renovar o desafio ?
.
HM
: Topo. Agora estamos esperando as definições partidárias, o encontro estadual marcado para 10 de abril e o posicionamento dos partidos aliados. Em 2002 disputei contra Garibaldi, Jose Agripino e Geraldo Melo. Fizemos 218 mil votos. Agora vamos dizer aos eleitores do RN o que Garibaldi e Agripino fizeram em 08 anos de senado e como atrapalharam o governo Lula.
.
NS: De maneira surpreende lideranças importantes de outras tendências internas do PT, como Pôla e Raimundo Canuto, já saíram em defesa da sua candidatura ao senado. Isto significa que o partido está unido em torno do seu nome ?
.
HM: Estamos construindo esta unidade em torno não do meu nome, mas de um projeto para o PT do RN.
.
NS: Como você avalia o crescimento fantástico da ministra Dilma já empatando com Zé Serra ?
.
HM: Reflexo das politicas do governo federal. REFLEXO DA NOSSA MILITANCIA COLETIVA. É o grande saldo do trabalho de milhares de pessoas como voce na condição de coordenador do PDHC aqui no RN e agora com vice prefeito de Campo Grande. É o resultado da memoria do nosso povo com o trabalho incasável de Padre Pedro e de Ronaldo Valença, noutros momentos.
Dilma não é apenas um grande gerente do Governo. É uma militante desde sua juventude, quando foi presa pela ditadura militar, depois atuando no PDT do RS e posteriromente no PT e nos governos do RS e do Brasil.Vamos vencer as eleições com Dilma, com os militantes e com a nossa história.
.
NS: Na sua concepção Ciro manterá a candidatura ?
.
HM: Não.
.
NS: Qual o clima da disputa potiguar em 2010. Polariza Iberê x Rosalba ou Carlos Eduardo pode surpreender ?
.
HM: Ainda não podemos afirmar qual será o cenário real aqui no RN. O PMDB ainda está em duvidas, o Iberê ainda não tomou posse no governo (deverá fazê-lo dia 31 de março) e Carlos Eduardo ainda não apresentou suas teses para o governo. Seguramente o que não vai acontecer é Rosalba ficar sozinha fazendo campanha, como foi até agora.
.
NS: Como você imagina o desempenho eleitoral do PT potiguar ?
.
HM: Acredito que vamos renovar o mandato da Deputada Fátima Bezerra, com grande votação. Vamos ampliar a presença na Assembleia (hoje temos apenas Mineiro como deputado estadual) e acredito numa bela e grande campanha para o Senado. Vamos a luta.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Demorou em PT vcs. com o gov. Lula e serveindo de bater esteira p/ estas holigarquias. Vou votar no Hugo p/ senador parabéns e vamos a luta.

Anônimo disse...

Hoje sou professor, mas morava na casa do estudante quando Hugo foi candidato a senador pela primeira vez. Votei nele! e votarei novamente, só que agora vou fazer campanha pra ele.... Até que enfim, um nome diferente ...

Anônimo disse...

Meu amigo johan, sou Ivanilson Lima, hj moro em SP. Mais irei ao rn só votar em hugo manso pra senador, pois sei que vc na época que ele foi candidato me pediu o voto pra ele, na ocasião naõ votei, mais agora votarei pra fazer justiça a vc meu grande amigo. abraços e me aguarde.

Ivanilson

Anônimo disse...

Johan,é muito importante para o RN a candidatura de Hugo Manso,mas creio que pela ombridade do seu blog,merecia que vc até para demonstrar imparcialidade postasse a notícia mais importante da região do potengi,no momento,A VITÓRIA DE AZEVEDO,na ação que o seu candidato moveu contra Ele. O povo quer saber...

Anônimo disse...

Caro elietor do prefeito de SPP.vcs. não cansarão ainda de comemorar não foi.Ou vcs. não sabem ganhar porque eu penso que quando alguém ganha algo como ex. esta questão importante p/ vcs.beleza e o coletivo a comunidade onde que ela toda pode comemorar: Vou te dizer:Atravez de ações sociais projetos e ideias socias é o que nos faz sentir cidadão e o candidato a sen. Hugo Manso representa isto e vcs. precisam aprender com estas pessoas de idéias e ideais voltados p/ o povo de São Paulo do Potengi.Isto sim é que devemos publicar falar c/ pessoas amigas, divulgar o quanto pudermos na esperança que um dia possamos livrar nossa cidade desta cituação lamentavél...