Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Deputado Mineiro lança cartilha

Para marcar o cinquentenário do Golpe Militar de 1964, neste 1º de Abril, o mandato do deputado Fernando Mineiro (PT) lançou uma cartilha reunindo documentos inéditos sobre a cassação dos mandatos do deputado Floriano Bezerra e dos suplentes de deputado Luiz Maranhão e Cesário Clementino. A publicação contém, entre outros arquivos, as atas da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, os relatórios dos processos de cassação e as fichas do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

No texto de apresentação, Mineiro afirma que “é impossível apagar da memória nacional 21 anos de violência” da ditadura contra os cidadãos brasileiros. O deputado diz, ainda, que “é impossível deixar de relembrar, investigar e debater os acontecimentos, ainda mais diante de uma mínima, mas considerável parcela da população que desconhece a história recente do país e ousa ingenuamente sonhar com a volta de um regime militar, cinquenta anos depois – vinte e um deles passados sob ditadura”.

No próximo dia 10, por iniciativa do dep. Fernando Mineiro (PT), será realizada uma sessão solene para homenagear e devolver simbolicamente os mandatos de Floriano Bezerra de Araújo, Cesário Clementino dos Santos e Luiz Inácio Maranhão Filho, cassados durante a Ditadura Militar.

Para Mineiro, a devolução simbólica dos mandatos representa que a “Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte reconhece os equívocos do passado”. 

A cartilha traz, ainda, textos sobre esse tema do jornalista Mário Ivo Cavalcanti e do advogado Djaniro Acipreste, presidente da Comissão da Memória e Verdade da Seccional da OAB no Rio Grande do Norte. Para acessar, ler e baixar o íntegra da cartilha, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: