Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A Luta é necessária!





Por:  Dário Alves de Andrade (*)

Alguns momentos em nossas vidas são extremamente ricos, únicos e de aprendizados inestimáveis.

Por duas vezes, tive a oportunidade de escutar, por memórias vivas, os relatos de quem participou, vivenciou, foi exilado, encarcerado e até torturado por defender o direito à liberdade, a democracia política e a equidade.

Uma dessas pessoas, carregada de carisma e simplicidade residiu em São Paulo do Potengi, foi um agricultor que empunhou a bandeira de sua categoria no período mais efervescente da ditadura. Tinha seus atos vigiados, foi preso e levado para outro Estado em total isolamento. 

Ao me falar detalhes desta sina, mencionou que foi a intervenção de Monsenhor Expedito junto a mais alta Corte da Igreja que o fez retornar para sua terra, algo que o mesmo já não mais acreditava. 

Hoje, tive o prazer de escutar o relato de outra figura impar, que nos bastidores da história, participou daquilo atualmente tanto prezamos: a liberdade e a democracia. Relatou que para sobreviver ao regime ditatorial precisou se exilar em País vizinho e que, ao retornar, precisou viver por mais de 30 anos fora do seu Estado natal. Pessoa simples e carismática que prendeu a todos com uma verdadeira aula da história que não mais queremos viver.

Como é Incrível a energia com essas pessoas falaram da liberdade, incrível a mensagem que nos deixam para reflexão. Difícil não fazer um feedback de uma história recente que tanto mal nos fez e não compará-la com nosso berço esplêndido no qual deitamos e rolamos. Como outros milhões, verdadeiros heróis ocultos na história de nosso País.

Ao perceber o semblante desse herói mencionar que “valeu a pena” a luta e o sofrimento, fui arrebatado por sentimentos de emoção e revolta. 

Emoção por reconhecer a lealdade e a nobreza de pessoas tão simples em tão grande missão. Revolta por perceber que muitos, sem conhecimento de nossa história, aliciados pelos meios e shows midiáticos de mil facetas, utilizam-se do berço esplêndido (forjado pelo sangue e vida de milhões), para empunhar as bandeiras e ajudar a perpetuar os descendentes da ditadura.

Viva a democracia e a liberdade!

(*) Dário Alves de Andrade, futuro Advogado, Cidadão Potengiense e militante defensor de boas causas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se Deus quiser, você será um advogado e dos bons meu amigo!!! Edilson de Cachoeirinha