Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Secretaria de Agricultura realiza seminário de avaliação de atividades

O Secretário municipal de Agricultura, Erivan Isídio, juntamente com toda a sua equipe, reuniu na manhã do último dia 20/11, as instituições parceiras e os representantes das comunidades rurais do município de São Paulo do Potengi/RN para avaliação das ações realizada nos primeiros dez meses da pasta no ano de 2013. O evento foi realizado na Sede do Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar - CEMTRAF e contou com a presença do Prefeito José Leonardo (Naldinho) além dos representantes da EMATER, do IDIARN, do SINTRAF e dos representantes das associações comunitárias rurais.

Na oportunidade foram apresentadas aos participantes todas as ações realizadas pela Secretaria através das coordenações de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos. Foram apresentados números importantes referentes às ações de incentivo à produção como corte de terras para o plantio de culturas de subsistência, produção de hortaliças, além do plantio irrigado que é acompanhado pela equipe de técnicos da Secretaria. 

Na área da pecuária foram apresentadas as ações de incentivo a produção e armazenamento de forragens através do plantio de palma adensada e da prática de ensilagem. Outra ação importante para os pequenos criadores é a organização e apoio da prefeitura na aquisição de milho através da CONAB a preço subsidiado pelo Governo Federal. Foram apresentados ainda os resultados positivos da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa e da realização da 16ª Caprifeira.

Como incentivo à comercialização local, a prefeitura investiu 30% do recurso destinado à merenda escolar na aquisição de produtos da agricultura familiar. Em parceria com a EMATER vem garantindo o funcionamento do Programa Compra Direta, sendo esta ação mais uma alternativa de escoamento da produção agropecuária e geração de renda para as famílias agricultoras. Em parceira com o SEBRAE, a SEMAPE organizou e vem dando total apoio ao funcionamento da Feira Agroecológica da Agricultura familiar, que é realizada mensalmente, às sextas-feiras, em frente ao mercado público.

Nas áreas de pesca e recursos hídricos, a prefeitura vem dando todo apoio à criação de peixe em cativeiro através da construção e recuperação de tanques de piscicultura, além da aquisição de parte da produção do pescado através do Compra Direta. Como ação de enfrentamento à escassez de água para consumo humano e produção animal, a prefeitura realizou escavações para construção de cisternas, escavação e recuperação de cacimbas e pequenos barreiros em várias comunidades rurais, utilizando a retroescavadeira doada ao município pelo Governo Federal através do PAC 2. Foram realizadas ainda recuperação e manutenção dos cata-ventos instalados em poços tubulares do município, garantindo água para o consumo animal.

Apesar das dificuldades vivenciadas pelo setor agropecuário mediante a ocorrência da seca que se prolonga ao longo dos últimos dois anos, a prefeitura conseguiu desenvolver ações importantes, garantindo a produção de alimentos, a geração de renda e contribuindo para a melhoria de vida das famílias agricultoras do município.

Nenhum comentário: