Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PT 30 ANOS: O PARTIDO QUE MUDOU O BRASIL


Por: (*) Gleisi Hoffmann

Hoje, dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 30 anos de história. Nasceu diferente de todos aqueles que existiam como organização partidária à época. Sua origem foi no movimento popular e sindical, nas comunidades eclesiais de base, nos grupos intelectuais de esquerda. Acolheu organizações que radicalizavam na postura política, pregando a luta armada para o rompimento com o sistema vigente. Mais tarde, esses grupos saíram do partido. Mas também acolheu movimentos que defendiam a caminhada pacífica e a orientação pelos princípios cristãos.
.
Foram essas diferenças que marcaram a diferença do PT. A capacidade de ter respeito por aquilo que não é igual, não é uniforme, mas está congraçado e convergente a objetivos comuns e interesses coletivos como liberdade, justiça, participação.
.
O PT também surge como instrumento de defesa das organizações populares e cria uma relação de respeito às instâncias dessas organizações sem impor posicionamentos; ao contrário, o debate para o convencimento e o trabalho articulado é marca histórica do PT. Por isso as inúmeras e intermináveis reuniões. Porque acreditamos que o consenso é o objetivo da democracia, mais do que a vontade da maioria. É verdade que nem sempre conseguimos estabelecê-lo, mas sempre primamos por ele.
.
Quando todos imaginavam um partido carrancudo, simbolizado por barbas cerradas, o PT absorveu a alegria popular e a fez instrumento para enfrentar as dificuldades que enfrentou. Disseminou emoção com suas campanhas e músicas diferentes e criou marcas, tantas que, em um dado momento, surgiu a expressão: “Isso é coisa do PT”.
.
Foram altos e baixos, erros e acertos e a alcunha acima caracteriza coisas boas e ruins na vida partidária. Mas temos convicção que as coisas boas foram sempre maiores, caso contrário a maior liderança petista não estaria governando o Brasil por quase oito anos com uma estrondosa aprovação popular.
.
Quando olhamos para a trajetória partidária, fica nítido que estamos contribuindo para mudar o País. As propostas debatidas e gestadas nas instâncias do PT nesses trinta anos tem dirigido muitas ações de governo. Revolucionamos a vida de milhões de pessoas, garantimos a sobrevivência de quem estava condenado pela miséria. Estimulamos o desenvolvimento a ponto de o País ser credor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mais ainda, o prestígio internacional conquistado pelo Brasil não porque somos uma potência bélica ou financeira, mas, porque, além do respeito com os demais países, o governo teve a coragem de admitir que seu povo vivia com fome e enfrentou com prioridade esse problema.
.
O salário mínimo chegou a trezentos dólares, o real foi a moeda mais valorizada no ano da crise e o desastre econômico internacional não atingiu o povo brasileiro. A educação tem grandes investimentos. O planejamento de médio e longo prazo foi retomado e agora seremos um grande produtor de petróleo.
.
Os resultados de nosso governo são possíveis porque o PT não é um partido que atua na política só para vencer eleições e exercer o poder. O PT quer mudar a vida das pessoas, servir as comunidades, fazer com que todos possam desfrutar de alegrias e felicidade.
.
Queremos continuar com essa história e com essa causa. É por isso que outra vez inovaremos em nossa caminhada. Depois de um operário presidente, o PT escolhe para a disputa eleitoral de 2010 uma mulher, a ministra Dilma Rousseff, que não tenho dúvidas, o sucederá. E com certeza isso também é, como as conquistas relatadas, coisa do PT.
.
Para mim foi uma honra, um orgulho e um enorme desafio presidir esse partido. Espero ter contribuído um pouquinho com essa história. Parabéns, PT! Parabéns a todos e todas que ajudaram e ajudam a construir suas marcas.
.
(*) Gleisi Hoffmann é advogada e ex-presidente do PT do Paraná.

Nenhum comentário: